Realizou-se na Cidade do Namibe na Paroquia de Nossa Senhora de Fátima, no bairro Forte – Santa Rita, entre os dias 5 e 6 de Dezembro, o 3º seminário Regional, que reuniu 43 participantes provenientes de 3 dioceses que fazem parte da 1ª Região, nomeadamente (Lubango, Namibe e Ondjiva) em representação das Caritas Diocesanas e de outros movimentos da Igreja Católica que actuam na área social como a Promaica (Promoção da Mulher Angolana na Igreja Católica) e Pastoral da Criança.

O seminário, subordinado ao tema “Liderança e Comunicação”, realizou-se no âmbito do projecto Twendela kumwe que significa “Caminhamos juntos”. O primeiro e o segundo seminário foram realizados na Arquidiocese do Lubango, sobre os temas: Gestão das organizações Sociais, Gestão de Projectos e liderança respectivamente.

O programa deste seminário abordou as seguintes temáticas: Liderança na Biblia, Estilos de lideranças, Perfil do líder Cristão, Comunicação Interna e Externa. Os participantes consideraram os temas propostos muito pertinentes e reconheceram a utilidade das técnicas, experiências e instrumentos apresentados durante a formação para a implementação de uma nova dinâmica organizacional nas suas Comunidades: “Com essas ferramentas todas, acredito que vamos mudar a forma de dirigir e nos grupos e vamos apostar nos próximos tempos em formar líderes nas nossas comunidades, grupos e movimentos apostólicos”, referiu a Senhora Natalia Elisa Muingue, Coordenadora Diocesana da Promaica (Diocese do Namibe).

O Director da Caritas Diocesana do Namibe o Pe. Luis assim se expressou: “Quero parabenizar a Direcção Geral da Caritas de Angola, por ter aceite a nossa Diocese como local de acolhimento deste seminário regional, para nós é muito importante porque vem dar oportunidades aos coordenadores dos grupos apostólicos de partilharem as suas experiências, permitindo deste modo o mutuo conhecimento que enriquece as pessoas e as instituições a que pertencemos ,tornando-as mais criativas e dinâmicas”

Durante a sessão de encerramento, realizou-se uma missa de acção de graças, celebrada por Sua Excelência Reverendíssima Dom Dionísio Hissilenapo, Bispo do Namibe – Angola. Dom Dionísio evidenciou a importância do trabalho e da mudança a realizar nas dioceses e deixou uma mensagem aos participantes: “As nossas famílias, os nossos grupos a nossa igreja e a nossa sociedade precisam de modelos e de lideres comprometidos com a causa dos mais desfavorecidos, a partir de agora temos consciência de que é possível fazer alguma coisa para fazer acontecer a mudança em benefícios dos mais desfavorecidos…”.

Share This