Padre Alexandre Ndimuno da missão de Okafima, diocese de Ondjiva falou, ao programa radiofónico Caritas em Acção, na emissora católica de Angola, emitido no dia 03 de Julho de 2014, sobre a estrutura funcional de Caritas paroquiais.

Segundo o sacerdote, a Caritas paroquial é uma associação dos fiéis católicos que tem como fim, ajudar o próximo . A Caritas paroquial é constituída pelo presidente, fiéis e por toda pessoa de boa vontade.

Padre Alexandre disse por outro lado sobre os projectos que a missão de Okafima tem em carteira para este ano, e dentre eles consta, a construção de residência dos padres e das irmãs, a formação da juventude, agricultura. O sacerdote acrescentou ainda dizendo, que a paroquia depende muito da criação de gado. Um dos projectos já realizado é a reabilitação do poço de água, e a mesma vai beneficiar terça parte da população, “com o poço de água vamos tentar recuperar tudo que perdemos na seca e a falta de apoio financeiro e material tem sido a maior dificuldade que a nossa missão enfrenta”.
A missão de Okafima tem uma população estimada em 3.683 habitantes.
Por outro lado o Pároco e Presidente da Caritas da Paroquia do Imaculado Coração de Maria da Arquidiocese de Luanda, Padre Fausto de Carvalho Rosado falou igualmente ao programa, da estrutura funcional a nível da paróquia. O sacerdote adiantou ainda que nestes últimos tempos a paróquia está pensar investir na formação sobretudo na alfabetização, “penso que com o presente que estamos a implementar, no futuro novas coisas aparecerão”. A nível da paróquia há uma coordenação paroquial, e também há um membro em cada centro com a intensão de criar um pequeno núcleo em cada centro, no São José, no Futungo e na Ilha do Mussulo, com objectivo de dar continuidade nos projectos traçados a nível da paróquia para os próximos tempos.
A Cáritas Paroquial é um instrumento de pastoral social da comunidade eclesial para dinamizar, articular e animar a prática da partilha e da solidariedade dos cristãos. É um jeito de viver comunitariamente, de forma organizada, a evangélica opção pelos pobres. A equipe paroquial do serviço da caridade pode ser formada pelos diferentes grupos comunitários que atuam na promoção humana. Os representantes desses grupos ou comunidades formam a coordenação paroquial de Caritas.

Share This