Sob o Lema – Reavivar a fé em Cristo nos fiéis, realiza-se desde dia 22 em luanda, a II Assembleia plenária dos Bispos da Conferência Episcopal de Angla e São Tomé (CEAST), para além dos bispos participam do encontro o Núncio Apostólico em Angola, Dom Novatus Rogambwa e o Cardeal, Dom Alexandre do Nascimento.
Durante a sessão de abertura, o Vice-presidente da CEAST, Dom Filomeno Vieira Dias, fez uma retrospetivas dos principais acontecimentos religiosos, políticos e sociais de caracter nacional e internacional, que fizeram destaque durante o ano de 2014.
No que concerne a vida da igreja foi recordada a morte de Dom Damião Franklim, arcebispo de Luanda; a reunião do secretariado do Simpósio das Conferencias Episcopais de África e Madagáscar, o encontro dos bispos lusófonos. De igual modo falou também do recente sínodo dos bispos sobre a Família, “ Família célula primária da sociedade, merecedora da atenção permanente e do compromisso continuo com todos a nível eclesial e social”.
Na área da política, pronunciou a visita do Chefe de estado angolano ao vaticano e o encontro que manteve com a Sua Santidade, Papa Francisco.
No plano social falou de alguns acontecimentos, preocupações e também congratulações. “Preocupa-nos de modo particular a sinistralidade rodoviária, uma guerra das estradas, preocupa-nos a morosidade e a ligeireza com que questão tem sido enfrentada, são autênticos boletins de guerra, comparadas a talvez a penas ao Iraque e Afeganistão, aumentando o ciclo de pobreza já que as vítimas são na maioria provenientes das franjas mais desfavorecidas da sociedade. Não deixa de ser preocupante como precaução e solidariedade a crise do ébola que atinge nos países da costa Ocidental do continente”, disse o prelado.
O encontro termina no dia 29 de Agosto de 2014. A Primeira Assembleia dos bispos da CEAST, aconteceu em Março, em São Tomé e Príncipe.

Share This