O Director regional da camara profissional dos terapeutas tradicionais, Miguel Catengue, disse, que a medicinal natural pode ser uma alternativa fundamental à medicina convencional. O médico fez este pronunciamento a propósito da actividade da Câmara na região na província da Huila.

Segundo o especialista em medicina natural, actualmente as populações já reconhecem o valor da terapia tradicional, uma vez que os resultados são visíveis, pois vem se revelando cada vez mais eficaz, pouco dispendiosa e praticada com base em plantas e raízes naturais. “Hoje já temos médicos formados e que têm realizado um trabalho, condigno, assim como criados jardins botânicos nas províncias de Malanje, Huíla e Cabinda”, sublinhou.

Miguel Catengue ressaltou ainda que, a medicina tradicional está a acompanhar a modernização, por contar já com escolas de formação específica e possuir dados informatizados, que estão a melhorar os serviços dos terapeutas.

O Director regional da camara profissional dos terapeutas tradicionais disse por outro lado, que o seu trabalho, a nível da região sul do país, tem-se cingido no combate a doenças como a lepra, tuberculose, epilepsia e infertilidade, assim como na aposta de formação dos quadros neste segmento na região sul de Angola.

A Câmara dos Profissional de Terapeutas Tradicionais na região tem inscrito três mil e seiscentos membros.

Fonte: Angop

Share This