Realizou-se, entre os dias 8 e 9 de Março de 2013, na cidade do Kuito o seminário regional no âmbito do Reforço Institucional, o qual reuniu 25 participantes provenientes das Arqui/Dioceses do Huambo, Menongue e Kuito, de outros movimentos da Igreja Católica como: Promaica (Promoção da Mulher Angolana na Igreja Católica) Pastoral da Criança e organizações parceira que actuam na área social como: CVA (Cruz Vermelha de Angola) IECA (Igreja Evangélica Congregacional em Angola) ADAC (Associação para o desenvolvimento e Apoio no Campo e ANAMED. O seminário, subordinado ao tema “Gestão Financeira

O programa da formação abordou quatro temáticas: organização e planeamento financeiro, património, relatório financeiro e auditorias. Os participantes consideraram os temas propostos muito pertinentes e reconheceram a utilidade das técnicas, experiências e instrumentos abordados durante a formação para a aplicação de uma gestão transparente e eficaz, referiu o Senhor Fernando Fipu, representante da CVA – Kuito.

Na sessão de encerramento, Dom José Nambi, Bispo do Kuito – Bié e Presidente da Caritas local referiu: “os instrumentos que vos recebestes nestes dias, só serão uteis se forem aplicadas nas nossas institucionais, de modo a melhorarmos a nossa gestão e atingirmos a excelência. Uma boa gestão começa da pequena escala e temos a missão de transformar as nossas instituições em modelos para a nossa igreja e a sociedade em geral”.

 A formação foi realizada no âmbito do reforço as acções do projecto Tulilonguisa (que faz alfabetização das pessoas adultas que não tiverem acesso a escola), foi financiado pela Caritas Espanhola.

 

Share This