Os fiéis despediram-se de Dom Damião António Franklin, na manha de terça-feira, dia 6 de Maio na cidadela desportiva, o espaço foi pequeno para acolher a moldura humana que se fez presente para dar o último adeus ao Arcebispo de Luanda. Presidiu a celebração Dom Gabriel Mbilingue, Arcebispo do Lubango e presidente da CEAST, concelebrada por Sua eminência Alexandre cardeal do Nascimento, Arcebispo emérito de Luanda, Dom Novatus Rogambwa, Nuncio apostólico em Angola, Dom Zeca Martins, Bispo Auxiliar de Luanda, Dom Anastacio Kahango, Bispo auxiliar emérito de Luanda, Dom Francisco Chimoyo, Arcebispo de Maputo- Moçambique.
A celebração teve início por volta das 9h30, com uma procissão em que participaram todos os Bispos de Angola, alguns representados pelos seus vigários episcopais, a diocese de São Tomé e príncipe, foi representado pelo padre Ezequiel. Fizeram ainda parte da celebração sacerdotes, religiosos, religiosas de várias dioceses de Angola, em destaque aqui a diocese e província de Cabinda. A cerimónia teve inicio com o cântico de procissão, e de seguida Dom Zeferino Zeca Martins Bispo auxiliar de Luanda, apresentou a Biografia de Dom Damião Fanklin, e falou da última semana em que Dom Damião permaneceu em vida até a sua morte. Dom Zeca adiantou ainda que nesta celebração eucarística exequial, a igreja presta uma homenagem ao senhor Dom Damião para que ele continue junto do pai a interceder por todos nós pelo seu povo e por esta Arquidiocese de Luanda.
Dom Damião António Franklim nasceu em Cabinda a 6 de Agosto de 1950. Em 28 de Junho de 1978 foi ordenado presbítero, foi igualmente Reitor da Universidade católica de Angola, na altura da sua fundação em 1997, nomeado Bispo Auxiliar de Luanda em 1992 e Arcebispo em 2001, substituído Dom. Alexandre de Nascimento.
O arcebispo faleceu aos 64 anos de idade por doença na Africa do Sul, no dia 28 de Abril de 2014. Os restos mortais de Dom Damião Franklin já repousam no cemitério do alto das cruzes.

Fonte: Rádio Ecclesia

Share This