O coordenador do Departamento Social da Caritas Arquidiocesana de Luanda, Fortes Teixeira fez, balanço positivo da encontro de reflexão que a direcção da Caritas arquidocesana de Luanda realizou no mês em curso, para os líderes paroquiais, sob lema: “ Organização e Missão da Caritas”. O encontro foi falicitado pelo núcleo de formadores da Direcção Geral da Caritas de Angola. A reflexão terminou com uma missa celebrada pelo Reitor do Seminário Maior de Luanda, Padre António Rodrigues.

Segundo o responsável o objetivo do encontro, foi dar maior dinamismo na Caritas de base e incentivar também as paroquias que não têm comissão de base a começar a criar para o maior empenho a nível das comunidades. No final do encontro fez-se a planificação conjunta com os lideres presentes na formação e com a direcção da Caritas Arquidiocesana de Luanda.

Durante a homilia o sacerdote encorajou os participantes dizendo que trabalho da Caritas é um trabalho de amor, é um trabalho concreto, é um fazer, mas é um fazer concreto, mas este fazer concreto não só filantrópico, “ como quem diz: Eu tenho um tempo livre, vou dedicar um pouco deste tempo para ver se ajudo algumas pessoas, não! é um compromisso que o agente da Caritas assume, e assume por amor, o assume porque ama o seu irmão”. A Caritas é para o homem, quer se trata de homens baptizados, quer se trata de homens não baptizados, mas todos pertencem a Deus e, todos devem beneficiar da acção amorosa da Caritas Criste, da caridade de Cristo do amor de Deus. Todo baptizado é agente da caridade. A Caritas significa produção, significa oração, hoje a Caritas significa desenvolvimento.

Padre António Rodrigues disse ainda que a Caritas hoje tem um grande trabalho com as comunidades, “ o desfio que temos hoje como Caritas é ajudar a nossa irmã a trabalhar para o seu pão, porque durante largos anos, no tempo da Caritas de emergência, estendíamos aos mãos e recebíamos”. Hoje a Caritas deve fazer a mesma coisa, ajudar os que mais sofrem e os que mais necessitam.O Coordenador da Caritas paroquial do Imaculado Coração de Maria, Serafim Sachile presente no encontro disse, que a mesma serviu para aumentar ainda mais os conhecimentos sobre a Caritas, e prometeu colocar em prática tudo aquilo que aprendeu na formação, “ daqui em diante vamos dar a conhecer que a Caritas, não tem especificamente alguém, Caritas sou eu, Caritas és tu, Caritas somos nós” disse o coordenador.
Participaram no encontro de reflexão, mais de 15 paróquias a nível da arquidiocese de Luanda.

Share This