A Carita de Angola, por meio da Plataforma de Desenvolvimento Rural e Agricutlura Sustentavel (PDRAS) está a implementar nas arqui/dioceses de Lubango (Tchissãssa-Kaluquembe); Menongue (Abel) e Malanje (Nhange e Kiuaba Nzogi), o Projecto de Arquitectura Sustentavel (PAS), que é financiada pela Misereor, parceira de longos anos da Caritas de Angola.

O projecto pretende é sensibilizar e formar os membros das comuniddes rurais que contribuia na melhoria da qualidade das habitações tradicionais existentes (adobe, madeira e pedra). Este tipo de abordagem garante o melhor aproveitamento dos recursos locais disponiveis, por isso, prevê capacitar 15 a 20 pessoas em cada uma das comunidades.
Segundo o coordenador do Programa o Arquitectura Sustentavel, Arquitecto Mauricio Gandgulia, “No contexto deste projecto, a Caritas de Angola assinou o seu primeiro Memorando de Entendimento (MoU) com o Instituto Médio Industrial de Luanda, para que os estudantes finalistas de Construção civil participem da sensibilização, da formação e dos Estágios que são realizados nas comunidades rurais.
Por via deste projecto a Caritas de Angola está a sensibilidade e a formar os estudantes do Instituto Médio de Industrial de Luanda e a Universidade Lusíada de Angola em construção com terra. Este estágio comporta sessões teóricas e práticas nas comunidades. Anualmente participam cerca de 150 estudantes do Ensino Médio Técnico, e 25% candidatam-se para o programa de estágio; cerca de 30 estudante participam das actividades de campo.”

Os modelos habitacionais, construídos são publicados, como resultados através de manuais e folhetos para partilhar as boas práticas com os diferentes actores sociais, garantindo desta maneira a disseminação do conhecimento e conseguente sustentabilidade do projecto.

Os estudantes aperfeiçoados como arquitectos ou encarregados de obra tem a oportunidade de tomar contacto com a realidade quer tradicional quanto social, por intermédio da Caritas de Angola. Todo o processo é liderado pelo arquitecto Maurício que apesar de ser o professor universitário é igualmente o coordenador deste processo.