No dia 9 de Fevereiro de 2013, sob orientação do Pe. Angelo Besenzoni, realizou-se na cidade de Caxito, a primeira reunião do Conselho Diocesano da Caritas que contou com a presença de 14 delegados provenientes das Paroquias  dos locais urbanos e rurais e um representante da Direcção Geral da Caritas de Angola.

O Conselho Diocesano da Caritas de Caxito reúne-se trimestralmente durante o ano. Na referida reunião tratou- dos seguintes aspectos: Apresentação e  analise do relatório 2012, Prioridades para o Ano 2013, Preparar a Organização do Dia da Caritas Campanha da Quaresma 2013 e abordar Vida das Caritas Paróquias.

Relatório de 2012

Da apresentação dos referentes sobre o ano transato destacamos:

  • Formação realizada em Fevereiro de 2012, sob o tema Elaboração de projectos, da qual participaram 40 membros provenientes das diversas comunidades que compõem a diocese de Caxito, facilitou a formação o Sr. Eusébio Amarante da Direcção Geral da Caritas.
  • Aquisição e distribuição de 160 cadeiras de rodas aos deficientes físicos.
  • Os bens resultantes da campanha de quaresma de 2012, (alimentos e medicamentos) foram doados ao Hospital dos doentes de TB no Kifangondo, que beneficiando 180 doentes
  • Foi inserido no plano de formação do Centro de Formação mais cursos como: Electricidade, Decoração e Culinária.
  • A Caritas de Caxito tem desenvolvido projectos de iniciativa local, como: cursos de  Alfabetização, electricidade, serralheira, decoração, especificamente  nas Paroquias de João Baptista, Santa Isabel, Bom Pastor, Nambuangongo e Kibaxi.

PLANOS PARA 2013

O conselho diocesano deseja:

  1. Advocar junto da Repartição de Ensino de adultos o enquadramento dos alfabetizadores.
  2. Dinamizar e incentivar a criação das comissões de caritas nas comunidades, envolvendo os Párocos.
  3. Elaborar e distribuir folhetos nas comunidades com informações sobre a Caritas.
  4. Incentivar nas comunidades a prática da ajuda mutua e da solidariedade.
  5. Para este ano já estão inscritos 7.598 alunos para o curso de alfabetização;  17 para o curso de serralheiros; 20 para o curso de eletricidade e 25 para o curso de decoração.

Dia Nacional da Caritas – 3º Domingo da Quaresma

O Conselho Diocesano deliberou que o ofertório do dia da Caritas deste ano será destinado para aumentar o valor recebido do Banco Millenium por ocasião do Natal e construir, em Cacuaco um Centro de Acolhimento para crianças e adolescentes órfãos e carentes. O Centro será para as crianças e adolescentes provenientes das diversas partes da cidade de Luanda, Caxito e arredores uma oportunidade de uma vida mais digna e de receber educação.

Share This