Irma Vera Maria da Silva foi nomeada, como Directora da Caritas Arquidiocesana do Huambo, no mês de Março de 2014, pelo Arcebispo local, Dom Queirós Alves.
Irma Vera Maria da Silva, é de nacionalidade Brasileira e esta em Angola desde Abril de 1983, pertence a Congregação das Irmãs Mensageira do Amor Divino, fez os seus primeiros votos em Fevereiro de 1977 no Brasil, trabalhou no Huambo na equipa de formação de catequista. Em Luanda trabalhou no Secretariado de Catequese e, serviços paroquiais. Em 2011, foi convidada pela então direcctora da Caritas de Angola, Irmã Marlene Elisabete Wildmer, a trabalhar na área de Emergência e solidariedade na Direcção Geral da Caritas de Angola.
Em 2013, coordenou o projecto Nutri Criança, que consistiu em: fortalecer as capacidades das comunidades em técnicas de preparação de alimentos alternativos para a dieta diária das crianças menores de 5 anos, mulheres gravidas, velhos e doente de HIV.
O projecto foi implementado nas províncias de Benguela, Huambo, Bié e Huila. Mais de duzentas mulheres foram capacitadas em fabricação de multimistura.
Durante o tempo que trabalhou na Direcção Geral, também exerceu a função de assistente de Direcção, cargo que desempenhou com muita mestria e simplicidade sobretudo no tacto com os colegas.
Segundo a Irmã Vera “Nunca exerci cargo de Directora, mas no entanto tenho visto a participação e a responsabilidade de colegas de outras Arquidioceses e a Caritas pode esperar de mim caridade e fidelidade”
Irmã Vera Maria da Silva substitui, Padre Marcelino Pungulimwe que trabalhou como director da Caritas arquidiocesana do Huambo de 2010 a 2013.

Share This