Realizou-se, entre os dias 18 e 19 de Outubro, o 2º módulo de formação para os colaboradores da Caritas na Arquidiocese de Luanda, com vista a dinamizar e organizar as Caritas nas comunidades, o qual reuniu cerca de 31 participantes provenientes de 11 paróquias (Santo António, Nossa Senhora de Nazaré, São José Operário, São José de Nazaré, Sagrada Família, São João Calábria, São João Paulo II, São Mateus, Imaculado Coração de Maria, São Francisco Xavier e São Pedro), das 32 existente na Arquidiocese de Luanda.

O programa do seminário abordou as seguintes temáticas: Liderança Servidora e Gestão Organizacional, facilitou o encontro o Senhor Filipe Guia, Coordenador do Reforço Institucional Caritas de Angola.
Os participantes consideraram os temas propostos muito pertinentes e reconheceram a utilidade das técnicas, experiências e instrumentos abordados durante a formação para a implementação de uma nova dinâmica organizacional nas Caritas Diocesanas de todo o país: “Com essas ferramentas todas, acredito que vamos mudar o funcionamento das Caritas Paroquiais, que estamos a reactivar”, referiu Jone Branda, representante da Caritas da Paroquia do Imaculado Coração de Maria, (Morro Bento).
“Quero parabenizar a Direção-geral (…). Esta formação foi especial tendo em conta uma certa mudança que pretendemos fazer na instituição. Parece que o tema foi ao encontro das perspectivas que temos lá na instituição. Os facilitadores foram bons, houve uma vasta gama de informação (…) Só me resta expressar aqui o meu muito obrigada e até à próxima”, concluiu Conceição Fernandes, da Caritas da Paroquia da Sagrada Família.
Os participantes realçaram a importância de iniciativas como esta, que representam uma boa oportunidade para reunir os membros da Caritas a da Arquidiocese e reflectir sobre as questões e desafios que se colocam à Caritas no actual contexto de progresso e desenvolvimento em que Angola se encontra, mas onde muitas situações de carência e desigualdade subsistem.
Por: Filipe Guia

Share This