A Caritas de Angola implementou de Outubro de 2013 a Setembro de 2014 a primeira fase do projecto denominado “PORTAS PARA A VIDA” para ajudar as pessoas portadoras do vírus VIH e SIDA, e esta ser implementado nas dioceses de Saurimo de Menongue, cujo financiamento é proveniente da Catholic Relief Services – CRS.

O objectivo é tornar a Igreja Católica em Angola, líder na resposta ao fenómeno de VIH e SIDA, com intervenções que mobilizam a sua base e liderança em solidariedade com as pessoas vivendo com VIH e SIDA. A lógica da base de actuação do Projecto é a capacitação e sensibilização para um maior envolvimento das lideranças religiosas, e instituições de Igreja Católica na criação de bases de sensibilização e apoio as pessoas infectadas pelo VIH de modo a diminuir o estigma e descriminação.

De Outubro 2013 a Setembro 2014, o projecto formou 80 Líderes e movimentos apostólicos em matéria de prevenção, acolhimento e aconselhamento, 4.000 Beneficiários indirectos (comunidade em geral). Em matéria de prevenção, criação de núcleos para apoiar as pessoas vivendo com VIH e SIDA; Criou cerca de dois núcleos como um espaço para disseminação da informação da transmissão e prevenção do VIH. Sensibilização do apoio às pessoas portadoras do VIH e SIDA e diminuição de descriminação, adesão ao teste nos movimentos, escolas, lideres sanitários e comunidade em geral.

A segunda fase teve inicio em Outubro e vai até Setembro de 2015.

Share This