De 21 a 27 de Julho, Angola acolheu o XI Encontro dos Bispos Lusófonos. A iniciativa, organizada pela CEAST – Conferência Episcopal de Angola e São Tomé, teve como objetivo congregar bispos dos oito países de língua portuguesa, para uma reflexão conjunta sobre o papel da Igreja nas diferentes esferas sociais.
No 3º dia do encontro realizou-se uma conferência na Universidade Católica de Angola sob o lema “O papel transformador do Evangelho na sociedade à luz da exortação apostólica Evangelii Gaudium” é o mote do encontro que contou com conferências de D. Manuel Clemente (Portugal), D. Gabriel M’Bilingue (Angola), D. Pedro Zíli (Guiné-Bissau), D. Raimundo Assis (Brasil), D. Novatus Rugambwa (Núncio Apostólico), Eusébio Amarante (Caritas Angola), Zeferino Juliana (ACGD Angola), Jorge Líbano Monteiro (ACEGE/FEC), Fr. Júlio Candeeiro (Mosaiko).
O Director Geral da Caritas de Angola, Sr. Eusébio Amarante apresentou o testemunho da Caritas de Angola, a cerca do papel da Igreja juntos dos mais pobres destacou: o trabalho da Caritas, esta ligado a missão da igreja (caridade feita serviço), juntos as comunidades e destacou a campanha de solidariedade a favor das vitimas da seca no sul de Angola que arrecadou cerca de 600 toneladas de alimentos diversos e que foram distribuídos as dioceses de Lubango, Namibe e Ondjiva; o programa de agricultura sustentável e desenvolvimento rural, a construção de casas através de material local, a formação de parteira e enfermeira em parceira com a FEC, de todos estes programas tem livros publicados como resultado do trabalho feito junto as comunidades.
Participaram do evento Dom Alexandre Cardeal do Nascimento, Patriarca de Lisboa Dom Manuel Clemente Dom Raimundo Cardeal Damasceno Assis, Arcebispo da aparecida, Dom Francisco Chimoio, Bispo de Maputo, Dom Leonardo Steiner, Dom Arlindo Gomes Furtado, Bispo de Cabo verde, Dom Pedro Zili e Dom Lampra Cá, Bispos da Guiné Bissau, Dom Roberto do Amaral, Bispo de Timor Leste, Dom Manuel dos Santos, Bispo de São Tomé, Bispos e Arcebispos da CEAST, padres, madres, religiosos, representantes de igrejas cristãs, políticos, académicos, docentes universitários, sociedade civil, estudantes entre outros.

Share This