Diocese de Cabinda – Cerca de 90 mulheres participaram de 23 a 26 de Abril, num seminário sobre Gestão de pequenos negócios, organizado pela Comissão Diocesana da Pastoral para os Migrantes e Itinerantes, facilitado pelo técnico da Caritas de Angola, Filipe Guia, Coordenador do Programa de Reforço Institucional. As formações foram realizadas na Paroquia de São Paulo e na Capela de São Pedro.

O objectivo do seminário foi:   capacitar as mulheres com instrumentos de gestão que facilitem a pesquisa, abertura, controlo e crescimento do negócio, assim como métodos que facilitem a gestão doméstica das participantes.

No acto de encerramento, a responsável da Comissão Diocesana da Pastoral para Migrantes e Itinerantes, Irmã Anastasia Pemba Manuel disse “os dias de formação aqui partilhados terão sentido se aplicarmos no nosso dia-a-dia os instrumentos e dentro de um dois ou três meses a nossa gestão for mais eficiente e eficazr”

As participantes ao encontro, são maioritariamente negociantes e vivem nos bairros peri-urbanos da cidade de Cabinda. Muitas tem o comércio como fonte de receitas para as despesas do lar . Os negócios praticados por elas são a venda de alimentos, produtos de beleza, material de construção e materiais electronicos. Estes produtos  são comprados nos mercados de Luanda, na República Democrática do Congo (Kinshasa) e República do Congo (Brazzaville).

site2

 

Share This