A falta de conhecimento sobre os cuidados alimentares as crianças, a má nutrição e o crescente número de mortalidade infantil, levaram a Caritas de Angola em parceria com a OXFAM BG, elaborarem um projecto, designado Nutri Criança.

Durante os meses de Abril e Maio de 2013, realizaram-se diversas formações no âmbito do projecto Nutri Criança, sobre “o impacto da ma nutrição na vida das criança e dos doentes com infecções agudas”. O projecto Nutri Criança é financiado pela OXFAM BG que tem a duração de três meses.

As províncias abrangidas pelo projecto foram: Bié concretamente nos Município de Cunhinga e Katabola; Huambo nos Município de Ukuma, Longonjo e na Província de Benguela nos Municípios de Ganda e Balombo. Num total de 187 mulheres beneficiaram da acção de formação tem agora a missão de multiplicarem os conhecimentos, nas aldeias das suas paróquias em que cada uma delas poderá formar 20 mulheres, prevendo-se que nos próximos dois meses cerca de 3740 mulheres estarão formadas no temática sobre enriquecimento alimentar.

Durantes as formações as mulheres aprenderam a preparar o suplemento alimentar (multi-mistura), que visa combater a má nutrição entre as crianças. Para este fim usaram ingredientes próprios da região, como as folhas da mandioqueira, batata-doce, jimboa, couve e da abobreira.

Por outro lado os participantes foram unanimes em afirmar que: “a formação foi de mais-valia, porque ajudará o combate a má nutrição nas nossas comunidades, vamos partilhar os conhecimentos com as mamãs nas aldeias”.

Segundo a Irmã Vera Maria, Coordenadora do Projecto Nutri-Criança “foi de grande alegria, partilha de saberes e aprendizado este trabalho junto às mães da PROMAICA, estamos ciente de que este foi apenas o primeiro passo”.

Share This