A Caritas Nacional emitiu o seu segundo programa radiofónico, Caritas em Accão, na rádio ecclesia (Emissora Católica de Angola), no dia 8 de Maio de 2014, com o tema “ Missão e identidade da Caritas”.
O objectivo do programa é dar a conhecer a sociedade, o serviço social da igreja católica.
O trabalho da Caritas esta posicionado no centro da missão da Igreja, um sinal do amor de Deus pela humanidade em Jesus Cristo. Caritas de Angola significa literalmente “ o amor entre as dioceses”.
A Caritas é uma expressão organizada da missão da igreja, testemunha da presença do amor de Deus entre nós, um amor a todas as pessoas e acima de tudo, às mais simples e mais “ insignificantes” é a escolha preferencial pelo pobre, frisada por Bento VXI no seu discurso em aparecida. A solidariedade com os pobres implica estarmos pessoalmente próximos deles.
Hoje em dia a Igreja encara um novo desafio no nosso mundo globalizado. Na sua mensagem para o dia Mundial da Paz (2009), Bento XVI afirmou: “ Combater a implica uma análise atenta do fenómeno complexo que é a globalização”.
Dom Francisco da Mata Mourisca, bispo emérito do Uige deu o seu contributo ao programa dizendo que, o amor concretiza-se na Caritas, que quer dizer “ Caridade”
Paulo António colaborador a mais de 24 anos ao serviço da Caritas arquidiocesana de Luanda disse que “ a verdadeira identidade da Caritas de Angola esta ligada a própria identidade da igreja que tem a missão de ajudar, encaminhar e promover o individuo na sociedade”.
O primeiro programa foi ao ar no dia 24 de Abril de 2014, com o tema: História da Caritas.

Share This