A Caritas de Angola em parceria com a FEC ( Fundação Fé e Cooperação), lançaram primeira edição do Manual de Apoio à Formação Permanente em Saúde Materno-Infantil, para Enfermeiros e parteiros, em Junho de 2014.
A edição do manual surge no âmbito do projecto feito pela FEC, Caritas de Angola e a Escola de Ensino Superior de Enfermagem de São Francisco das Mercedarias.
O manual foi concebido com Objectivo fundamental de ser um meio de aprofundamento de conhecimentos e praticas no domínio da saúde materno-infantil, em particular para os profissionais de saúde formados no projecto. A elaboração da mesma, resulta dos programas de formação levados acabo, ao longo de dois anos, nas províncias de Benguela, Bié, Huambo e Luanda.
O livro esta constituído por quatro capítulos, e traz temas como: Período Pré-Natal, Parto e Pós – Parto, Saúde da criança e Saúde Materno-Infantil e VIH/ SIDA.
O primeiro capitulo aborda a importância da consulta Pré-Natal, que estimula a participação activa da gravida e da família, na sua saúde. O segundo capitulo fala sobre o Parto e Pós-Parto, e durante a mesma existe três mecanismo que são preciosos conhecer para compreender o que se passa no trabalho de parto, (O motor, a passagem e passageiro). O terceiro capitulo retrata um pouco sobre os cuidados que uma mãe deve ter com os recém-nascidos. Já no quarto capitulo retrata do número de mulheres e homens infetados pelo vírus do VIH – SIDA.
O livro termina com a integração das questões do HIV/Sida ao longo da gravidez e no pós-parto.
O manual comporta 315 páginas. A produção foi financiada pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua e Fundação Caulouste Gulbenkian, Ministério da Saúde de Portugal e Banco Millenium Angola, no âmbito do projecto «FORVIDA- Formação para Vida», uma parceria Caritas de Angola, FEC, ESESFM e MINSA. Os responsáveis responsabilizam-se pelos dados patentes no manual, tendo sido o mais fieis responsáveis às diferentes fontes consultadas. Este manual inscreve-se nos objetivos de ensino das entidades autoras e não tem por objectivo a obtenção de uma vantagem económica ou comercial, directa, pelo que não pode ser vendida. De realçar que o livro não é uma obra acabada.
Espera-se que os formandos utilizem este manual para disseminar e multiplicar o conhecimento que adquiriram, nomeadamente junto dos seus colegas de trabalho e de profissão.