Emanadas na Fé cooperam na Alfabetização e no Reforço Institucional.

No âmbito da parceria existente entre a Caritas de Angola e Caritas de Espanha esteve de visita a Angola o Pe. Juan Leon consultor da Caritas de Espanha, com o objectivo de avaliar e monitorar in loco o grau de execução do projecto de alfabetização “Tulilonguisa” que esta sendo implementado na (Arqui) Diocese do Huambo, nas localidades, da Kalima e de Kuima que conta com 26 alfabetizadores e 1.440 alfabetizando  e na Diocese do Bié, nas Comunas de Belo Horizonte e Katabola, onde existem 27 alfabetizadores e 1.456 alfabetizando; No âmbito do Projecto de Reforço Institucional “Twendela Kumwe – Capacitação Institucional da Caritas de Angola, que conta com o  financiamento do Instituto Camões e co-financiamento da Caritas de Espanha e tem a duração de dois anos (2011-2013), do os técnicos do Projecto de Alfabetização foram capacitados em matéria de Gestão de Projectos e Comunicação interna e externa.

Na sua deslocação ao interior o Pe. Juan visitou a Arquidiocese do Huambo, onde para além do encontro mantido o Sr. Arcebispo Dom José Alves de Queirós, visitou as Comunas do Kalima no município do Huambo e do Kuima no Município da Caala onde teve também um encontro com o Chefe da Repartição de Ensino de Adultos e constatou in loco o grau de implementação do projecto.

Na Diocese do Kuito-Bié manteve  encontro com o Bispo local Dom José Nambi e visitou os locais de implementação do projecto no Município de Catabola nas comunas de Ndembi e Santinho onde para além do encontro com os alfabetizadores visitou as salas de aulas. Na Comuna de Sande foi recebido pelo vice administrador local.

Durante a sua visita manteve em Luanda encontro com a Directora da Caritas Arquidiocesana de  Ir. Augustina Martinez, durante o encontro reflectiu-se sobre um possivel Projecto de parceria em favor dos meninos de Rua Ainda, em Luanda o envidado da Caritas de Espanha manteve encontro com os Membros da Direcção Geral da Caritas de Angola e a equipa da Fundação Fé e Cultura (FEC) em Angola, analisaram questões ligadas a continuidade da parceria existente entre as três Instituições no âmbito do Reforço Institucional e perspectivas  de sustentabilidade e manutenção deste programa considerando que o Projecto Twendela Kumwe – Capacitação Institucional financiado pelo Instituto Camões e co-financiado pela caritas Espanha ,terminou a 31 de Janeiro de 2013.  , No fim do encontro os membros das três Instituições foram unanimes em considerar que “o projecto produziu documentos importantes que facilitarão a uniformização dos procedimentos a nível das Caritas de Angola, “manual de procedimentos” a partilha das boas práticas “web site da caritas de Angola www.caritasangola.org” a conservação da memória institucional “base de dados”.

A Caritas de Angola agradece ao Pe. Juan e a Caritas de Espanha pela visita e sobretudo pela boa colaboração entre nossas Instituições e pelo apoio que a Caritas Espanha vem dispensando a favor das populações mais carenciadas de Angola.