A Carias Arquidiocesana de Luanda realiza, nos dias 31 de Maio e 1 Junho, na Direcçao Arquidiocesana cito na Avenida Brasil, junto a Rotunda do Congolenses uma formação para os animadores das Caritas Paroquias subordinada ao tema: “Organização e Missão da Caritas”
O objectivo Macro é incentivar o maior dinamismo nas actividades das Caritas paróquias, vigararia e centros para maior desenvolvimento das comunidades.
Segundo o Coordenador do Departamento Social, Fortes Teixeira, esta reflexão antecede um encontro entre os delegados da Caritas a nível das paroquiais, onde saiu as conclusões que teria que se aumentar os conhecimentos sobre a Caritas e sobre Liderança participativa.
Fortes Teixeira disse ainda, que o trabalho a nível da Caritas nas paróquias ainda deixa a desejar, “ faz-se alguma coisa, mas ainda não é muito notório, é preciso mais interligação entre as comissões da Caritas a nível das paróquias, é preciso que nos organizemos mais sobre as vigariarias e as acções que são feitas a nível de vigariarias” disse o responsável. Esta Formação servirá também para reflectir-se as potencialidades e as fragilidades da Caritas, e assim procurar forma de se direcionar as acções para um bom caminho em prol de desenvolvimento das comunidades.
O maior apelo vai aos lideres de Caritas paroquiais, para que se façam presente, e nas paroquiais em que não há lideres de Caritas paroquial, pede-se a especial colaboração dos párocos para que enviem uma ou duas pessoas, no sentido de representar a sua paroquia e depois passarem a palavra aos outros membros para criação de núcleo de Caritas paroquial. O mesmo vai também para PROMAICA (Promoção da Mulher Angolana da Igreja Católica), no sentido de enviar duas lideres paroquiais no máximo no sentido de aumentar ainda mais os conhecimentos sobre as acções da Caritas, o que é Caritas, sua mística e tudo que esta relacionado com a Caritas.

Share This