Papa Francisco celebrará missa de abertura da Assembleia Geral da Caritas Internationalis

Um grande encontro das organizações da Caritas Internationalis começa no dia 12 de Maio com uma missa especial celebrada pelo Papa Francisco, na Basílica de São Pedro, em Roma. Com encerramento no dia 17 de Maio, o evento terá como tema “Uma família humana, Cuidando da Criação”.
Mais de 300 representantes definirão planos para os próximos quatro anos destinados a melhorar as vidas daqueles que vivem na pobreza e na miséria. ”O Papa Francisco pediu-nos para ir às periferias, para ajudar aqueles em necessidade”, disse o presidente da Caritas Internationalis, Cardeal Oscar Rodríguez Maradiaga. “Durante a Assembleia, as periferias virão a Roma para buscar maneiras de melhorar o nosso serviço aos mais vulneráveis”, afirmou o Cardeal, que abrirá oficialmente o evento no dia 13 de maio, no Domus Mariae Church Palace Hotel.
Entre os palestrantes convidados estão o cardeal Peter Turkson, presidente do Conselho Pontifício Justiça e Paz; o teólogo e padre Gustavo Gutierrez O.P; o economista Professor Jeffrey Sachs, Dr Jacques Diouf; e Beverly Haddad, da Universidade de Kwazulu-Natal.
“A desigualdade, a migração, as alterações climáticas, os conflitos e o escândalo da fome são desafios enfrentados pela Rede Caritas e sua missão de promover o desenvolvimento e a justiça”, disse Michel Roy, Secretário Geral da Caritas Internationalis. “Existem grandes documentos para alcançar esse objetivo, tais como, a nova encíclica papal sobre a ecologia humana, o lançamento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e da reunião do clima COP 21 em Paris”, acrescentou Michel Roy.
Durante a Assembleia, ainda, o Cardeal Rodríguez Maradiaga vai deixar o cargo como presidente, após oito anos. Os candidatos a presidente são Arcebispo Youssef Soueif, presidente da Caritas Chipre, e Cardeal Luis Tagle, arcebispo de Manila. As eleições para a liderança acontecem no dia 14 de Maio.
Entre os representantes, estão 50 convidados extras para representar os jovens, voluntários/as, comunidades de base e ativistas contra a fome.
Após a Assembleia Geral, representantes das Caritas seguirão para a EXPO 2015, em Milão, para o Dia Oficial da Cáritas (19 de maio). O evento faz parte da Campanha Mundial “Uma Família Humana, Pão e justiça para todas as pessoas”, que visa acabar com a fome até 2025.
Caritas de Angola, está presente no evento pelo seu Director Geral, Sr. Eusébio Amarante que já se encontra em Roma desde o dia 8 de Maio.