Em Dezembro de 2013, a Caritas Internacional lançou a sua primeira campanha a nível mundial, marcando a actuação de todas as caritas no combate a fome e a pobreza. A Campanha Mundial “Uma só família humana, Alimento para todos”

Infelizmente, todos os anos cerca de 18 milhões de pessoas (50 mil por dia) morrem por razões relacionadas com a pobreza, sendo a maioria mulheres e crianças. Cerca de 11 milhões de crianças morrem antes de completar 5 anos. Um bilhão e 100 milhões de pessoas, cerca de um sexto da humanidade vive com menos de US$ 1/dia.

Em Angola, a Caritas de Angola juntou-se a campanha mundial da Caritas Internacional em Dezembro de 2015, lançando a campanha de Advento, para acudir milhares de famílias angolana, vitimas da crise económica, da seca e outras calamidades naturais espalhadas pelas diferentes zonas do país.

A cadeia de restaurante de frango KFC, juntou-se a campanha da Caritas de Angola, doando no dia 7 de Março, um cheque no valor de Dois milhões, oitocentos e cinquenta e nove mil  e quinhentos kwanzas (2.859.500,00 KZ). A oferta teve uma colaboração dos clientes do restaurante no valor de 50 kwanzas durante um mês e, por cada donativo, a KFC fez uma doação de igual valor sendo o total angariado entregue a Caritas de Angola.

De acordo com o director da Ibersol em Angola, Heitor Carvalho a oferta teve como principal objectivo ‘apoiar a luta contra a fome em Angola’. “A Cáritas foi escolhida por trabalhar com crianças e mulheres e por ser uma instituição muito conhecida”.

A rede de restaurantes KFC realiza todos os anos campanhas de solidariedade, que enquadra-se num programa mundial do KFC. Esta é a terceira campanha de solidariedade que desenvolvem em Angola.

Para o Director Geral da Cáritas Angola, Eusébio Amarante: “ este gesto deve servir de exemplo para todas empresas no âmbito da responsabilidade social; quanto a aplicação dos fundos, nós vamos ter o cuidado de respeitar a vontade do doador e temos a esperança de que um dia KFC torna-se parceiro e não mais doador.”

Por: Filipe Guia

donativoKFC_caritasAngola_1